E quando as temperaturas estão altas, é difícil manter a calma em uma cozinha quente. O refrigerador está funcionando com muito esforço e cozinhar no fogão ou na máquina de lavar louça apenas adiciona mais calor ao ambiente.

Mas com alguns ajustes em sua rotina e em seus eletrodomésticos, você pode manter a cozinha confortável e até economizar energia. 

Aqui estão algumas dicas de culinária em clima quente dos especialistas da Facilita Grill.

2 portas. 3 portas. Porta-na-porta.

Encontre a geladeira certa para você.

Geladeiras

Em nossos testes de geladeiras, aumentamos o aquecimento em nosso laboratório de testes, mas essas não são as condições ideais para uma geladeira.

Para manter a geladeira funcionando sem parar, certifique-se de que a grade frontal esteja livre de sujeiras – mantê-la limpa melhorará o fluxo de ar para o condensador.

Da mesma forma, limpe a serpentina do condensador com uma escova ou aspirador e certifique-se de que a porta feche bem lavando a junta da porta com um detergente neutro e água.

E certifique-se de que haja alguns centímetros entre a geladeira e a parede, para que o ar possa circular.

Ao guardar as sobras quentes, certifique-se de cobrir a comida. Isso limita a evaporação da umidade, para que seu compressor não precise trabalhar tanto para resfriar o ar úmido.

Quando o compressor está funcionando, ele expele calor para o ambiente. Decida o que você quer antes de abrir a geladeira, porque toda vez que você o faz, até 30% do ar resfriado escapa.

“E se você tem uma segunda geladeira em uma garagem sem isolamento, ela tem que trabalhar ainda mais para manter a comida fria”, que supervisiona nossos testes de geladeira.

Para monitorar o interior e garantir que mantém uma temperatura segura (37° F a 40° F), use um termômetro de geladeira.

Fornos e escalas

Não cozinhe no forno se não for necessário. Mas se você precisar usar o forno, pense duas vezes antes de pré-aquecê-lo, o que só esquentará sua cozinha. 

Determine o tempo que leva para pré-aquecer e faça um pouco de seu trabalho de preparação primeiro – fatiar e picar legumes, montar os ingredientes – e depois ligar o forno. 

E lembre-se de manter a porta do forno fechada. Uma porta aberta liberará calor para a cozinha, diminuirá a temperatura do forno e prolongará o tempo de cozimento.

No fogão, combine o tamanho da sua panela, frigideira ou chapa quente da Facilita Grill com o queimador para que o calor aqueça a frigideira e não o ambiente. Usar uma panela de 15 cm em um queimador de 20 cm desperdiça calor e energia.

E lembre-se de que cobrir as panelas ajuda a cozinhar mais rápido e a conter o calor. Não se esqueça de ligar o exaustor, especialmente se estiver cozinhando algo como macarrão em uma panela aberta.

Se você está procurando um fogão, considere um modelo de indução. Com a indução o cooktop permanece frio porque as bobinas magnéticas abaixo da superfície do vidro cerâmico geram o calor diretamente para a panela. (Os aparelhos de indução requerem panelas magnéticas.)

Encontre o intervalo certo para sua casa.

Máquinas de lavar louça

Execute a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia. Execute-a à noite quando as temperaturas caírem; sua tarifa de eletricidade também pode ser mais baixa.

Experimente deixar seus pratos secarem ao ar.

Se você não tiver um interruptor automático de secagem de ar, desligue a máquina de lavar louça após o enxágue final e deixe a porta ligeiramente aberta, para que a louça seque mais rápido, embora isso possa liberar ar úmido para o ambiente.

Pequenas aplicações

Cozinhar no micro-ondas não apenas mantém a cozinha mais fria, mas também é mais eficiente em termos de energia do que cozinhar no fogão ou no forno.

Considere o uso de uma frigideira elétrica, uma torradeira ou uma chapa quente da Facilita Grill para refeições rápidas, em vez de um fogão ou forno grande.

Uma torradeira ou chapa quente da Facilita Grill consome de um terço a metade da energia de um forno de tamanho normal.

Se você tem uma panela elétrica ou uma multi-panela com função de panela de pressão, coloque-a para funcionar.

A primeira pode fazer uma refeição sem desperdiçar muito calor e a panela de pressão acelera todo o processo, para que você passe menos tempo na cozinha.

Ventiladores e luzes

Um ventilador de teto na cozinha ou em um cômodo próximo circula o ar e pode fazer você se sentir mais confortável. 

Se você tiver um ventilador para toda a casa, use-o para puxar o ar quente para fora da casa.

Lâmpadas que economizam energia, como lâmpadas fluorescentes compactas e LEDs, fornecem luz e funcionam com menos temperatura, portanto, se você ainda estiver usando lâmpadas incandescentes, lembre-se de que elas emitem um calor indesejado. 

Na verdade, apenas cerca de 10 a 15% da eletricidade que as lâmpadas incandescentes consomem resulta em luz – o resto é transformado em calor. 

Apague as luzes ao sair da cozinha. E mantenha as persianas e cortinas fechadas durante o calor do dia para proteger do Sol.

Grelhados

Se você não aguenta o calor, saia da cozinha cozinhando na área de sua casa em um fogão externo ou até mesmo na churrasqueira onde você pode também utilizar a chapa quente da Facilita Grill.

As churrasqueiras a gás de hoje geralmente apresentam um queimador lateral para os acompanhamentos e espaço suficiente para cozinhar para acomodar uma refeição inteira.

E você pode fazer muito com um grelhador a carvão, pellet ou kamado, que também testamos. Os melhores grelhados em nossos testes oferecem cozimento indireto de primeira linha, para que você possa grelhar uma maior variedade de alimentos.

É claro que você precisa ficar por perto para cuidar da comida o que pode anular o propósito de tentar ficar frio.

Quando você compra por meio de links de varejistas em nosso site, podemos ganhar comissões de afiliados. 100% das taxas que coletamos são usadas para apoiar nossa missão sem fins lucrativos. 

Conheça mais sobre a sua Chapa Quente da Facilita Grill e como pode adquirir a sua através do link https://facilitagrill.com.br/produtos/ .