Com tudo o que a fruta tem a seu favor – doçura natural, belas cores, toneladas de nutrientes – você pensaria que as pessoas comeriam muito. 

Mas apenas 8% dos brasileiros consomem 1½ a 2 xícaras de frutas que os especialistas em saúde recomendam que os adultos comam todos os dias, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

E todos os tipos de frutas são bons para você. “As frutas contêm vitaminas, minerais, fibras e substâncias químicas importantes de plantas, como antioxidantes”.

Esses compostos nutricionais (e provavelmente outros) trabalham juntos para ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e controlar o peso. 

Por exemplo, uma análise de estudos publicados em 2017 no International Journal of Epidemiology descobriu que cada 7 frutas ingeridas diariamente estava relacionado a uma redução de 10% no risco de doenças cardíacas e uma queda de 18% no risco de derrame.

“Você obterá o máximo de benefícios para a saúde se comer uma variedade de frutas”. Mas se você pretende atingir um objetivo nutricional específico, há certas frutas que você deve manter em rotação regular.

Aumentando os antioxidantes

Um antioxidante é uma substância que protege as células dos danos causados ​​pelos radicais livres, que são moléculas instáveis ​​criadas durante o processo de oxidação durante o metabolismo normal. 

Os radicais livres podem desempenhar um papel no desenvolvimento de derrames, doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

Alguns especialistas dizem que frutas em tons profundos – especialmente as vermelhas e roxas, como frutas vermelhas, ameixas e cerejas – proporcionam o maior potencial antioxidante para sua mordida.

Frutas como essas contêm antioxidantes chamados antocianinas, compostos que reduzem o risco de doenças cardíacas.

E um estudo publicado no The BMJ em 2016 descobriu que as pessoas que comeram mais antocianinas, principalmente de frutas vermelhas, ganharam menos peso em um período de 24 anos do que aquelas que comeram menos.

Isso não significa que outras frutas não sejam boas fontes de antioxidantes. Por exemplo, frutas cítricas são ricas em vitamina C, damascos e melão contêm beta-caroteno e maçãs têm quercetina.

“Apesar do nome, diferentes antioxidantes agem de maneira diferente uns dos outros nos radicais que extinguem, em que células e tecidos atuam e em que benefício funcional proporcionam”. “Se você deseja obter a quantidade e diversidade de antioxidantes que a Mãe Natureza fornece, você deve comer várias porções de diferentes tipos de frutas diariamente.”  

Aumentando o Potássio

O potássio ajuda os nervos e músculos do corpo, incluindo o coração, a funcionarem corretamente. 

Comer alimentos que são boas fontes de potássio pode ajudar a sua saúde cardiovascular de várias maneiras. 

“O potássio ajuda a compensar o impacto negativo do sódio”. Comer alimentos que contêm mais potássio e menos sal pode ajudar a controlar a pressão alta e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Em um dia normal, menos de 25% dos homens e 1% das mulheres ingerem os 4.700 mg de potássio recomendados por dia. 

Todas as frutas têm um pouco de potássio, mas incluindo frutas com alto teor de potássio como banana (422 mg em uma de tamanho médio), melão (427 mg por xícara, em cubos) e pêssegos (332 mg em uma grande) ajudará você a chegar mais perto para essa meta diária. 

Combate de Doenças

A pesquisa sobre como frutas específicas protegem contra certas doenças ou ajudam as pessoas a controlar certas condições destaca a amplitude de seu impacto.

Adicionar uma pequena maçã por dia à sua dieta, por exemplo, pode reduzir o risco de derrame em cerca de 42 por cento, de acordo com um estudo publicado na revista Stroke. 

Comer frutas cítricas está relacionado a um risco menor de carcinoma de células escamosas do esôfago, um dos tipos mais comuns de câncer de esôfago, de acordo com um estudo de revisão de 2018 da China publicado na revista Medicine.

As cerejas azedas e doces podem diminuir o estresse oxidativo e a inflamação, potencialmente beneficiando pessoas com diabetes, artrite e outras doenças.

Isso é de acordo com pesquisadores do Departamento de Agricultura que revisaram 29 estudos e publicaram seus resultados na revista Nutrients em 2018.

E pesquisadores em Taiwan descobriram que comer dois kiwis por dia durante quatro semanas diminuiu a constipação em adultos com síndrome do intestino irritável (IBS). 

Fibras Crescente

As fibras estão associadas a uma melhor digestão, bem como a um risco reduzido de doenças cardíacas, derrame, hipertensão, diabetes tipo 2 e até mesmo certos tipos de câncer. Também pode ajudá-lo a comer menos.

“As fibras ajudam na saciedade, o que é importante para manter um peso saudável ”. Mas apenas cerca de 5% dos brasileiros consomem de 25 a 30 gramas por dia.

Várias frutas são ricas em fibras. Goiaba tem 9 gramas por xícara, framboesas e amoras têm 8 gramas por xícara, uma grande pera tem 7 gramas e uma xícara de kiwi fatiado tem 5 gramas. O suco de fruta tem muito pouco ou nenhum. 

Controle de açúcar no sangue

Quando os especialistas em saúde dizem para comer menos açúcar, eles estão falando sobre açúcares adicionados, como os encontrados em bolos, biscoitos e refrigerantes.

Mas algumas pessoas presumem que a diretriz “coma menos açúcar” também se aplica às frutas.

O que há de diferente nas frutas – além das vitaminas, minerais e outros nutrientes que contém – são as fibras. 

Ele minimiza o efeito que os açúcares naturais da fruta têm nos níveis de açúcar no sangue.

Mesmo as pessoas com diabetes não precisam temer frutas. “É uma maneira nutritiva de satisfazer seu desejo por doces”.

Na verdade, uma análise de 23 estudos em 2016 descobriu que comer frutas, especialmente bagas, reduziu o risco de diabetes tipo 2.

E um estudo de 2017 mostrou que comer frutas diariamente reduziu o risco de diabetes em 12 por cento. 

Para as pessoas que tinham a doença, comê-lo três vezes por semana reduziu o risco de complicações do diabetes em até 28%.

Algumas pessoas com diabetes controlam o açúcar no sangue contando os gramas de carboidratos que consomem por dia. 

Os açúcares são carboidratos e algumas frutas são mais ricas em carboidratos do que outras. Se os carboidratos são uma preocupação para você, frutas com baixo teor de açúcar incluem carambola, framboesas, morangos, amoras, melancia e toranja.

Não tema os açúcares naturais. A fibra da fruta minimiza o efeito que têm nos níveis de açúcar no sangue. 

Maneiras fáceis de adicionar frutas à sua dieta

Além de jogar uma maçã na lancheira ou fatiar uma banana em cima do cereal, aqui estão algumas outras ideias para aumentar a ingestão de frutas que você pode não ter pensado:

Faça dessa sua primeira parada para um doce. Se quiser sobremesa, pegue um pêssego ou uma maçã antes de comer um pedaço de bolo. A fruta pode satisfazer o desejo por si mesma. Se não, vá em frente e pegue o bolo sabendo que você ganhou uma porção extra de frutas.

Encha uma tigela. Mesmo preparando pratos suculentos com sua Chapa Quente Facilita Grill, mantenha uma tigela com frutas inteiras na bancada da cozinha ou uma com frutas cortadas na geladeira. Se estiver à vista, você terá mais chances de alcançá-lo.

Adicione-o a alimentos saborosos. Mirtilos em uma salada? Abacaxi na pizza? Peras assadas como acompanhamento para frango ou porco? Manga na mistura? Maça na maionese? Você acabou de aumentar suas porções de frutas.

Troque em um copo de frutas. Quando for jantar fora, pergunte se você pode comer uma porção de frutas em vez de batatas fritas com seu sanduíche ou batatas fritas com seus ovos.

Jogue-os na Chapa Quente. Isso adiciona uma profundidade esfumaçada a frutas como pêssegos, ameixas, peras, manga, abacaxi e outros.

Ainda não tem a sua Chapa Quente da Facilita Grill, veja mais e adquira a sua agora no link https://facilitagrill.com.br/produtos/ e certifique-se de não perder nossas novidades e se manter atualizado(a), siga-nos em nossas redes sociais, compartilhe e comente.